Ferro e Mais Ferro – 8 de junho

Copa do Mundo? Piada!
Fernando Seffrin Martins

Assitindo aquele vídeo dos “adeptos” surrando aqueles seguranças (edição de ontem) fiquei pensando em algumas coisas que se passam nos estádios de futebol brasileiros.
Vou a estádio de futebol desde que me entendo por gente. Já fui a jogo no Brasil e no exterior, e posso te afirmar: corremos o risco de pagar, mais um mico na Copa de 2014. Não temos estádios, aeroportos, infraestrutura em geral e não sabemos como lidar com torcidas.
Se botarem a Brigada Militar a tratar torcedores de outros países como tratam os locais, vão comparar a Brigada Militar às milícias do Kadafi.
Eu já me acostumei as revistas corporais, já levei borrachada que nem era dirigida para mim (acabou sobrando), já espirraram gás de pimenta pela janela do meu carro, mas tu acha que algum japonês ou sueco está acostumado a ser tratado feito gado? Aos cavalarianos dos pátios de estádio de futebol organizando filas com espadas e metendo os matungos por cima de todo mundo?
Se fizerem o que fazem por aqui com um grupo de ingleses, pode ter ncerteza, vai ser uma batalha campal. Por causa da cultura inglesa de “never surrender”(nunca se render) e “fight back”(revidar), a polícia da
Alemanhã entrou em maus lençóis quando resolveu encarar a turba de hooligans bêbados em 2006.
Ao invés de fazer como fazem na Inglaterra, isolar os hooligans, os alemães foram para cima. Resultado? A “Polizei” acabou com um policial em estado grave no hospital e teve que recuar.
Um documentário sobre hooligans que vi tempos atrás na SKY mostrou o
comandante da polícia alemã dizendo que eles não tinham como enfrentar uma turba de 4.000 bêbados, a não ser que usassem armas de fogo. As cenas eram assutadoras, a polícia alemã de cassetete, e os ingleses
usando placas de trânsito feito lanças, investindo contra os políciais. Parecia carga de infantaria de filme medieval.
Imagina se aqui um “preparado” brigadiano dá um tiro de bala de borracha? Vamos ser manchetes no mundo todo! Vamos ser transformados em párias, e pela mentalidade europeia, não vai adiantar nenhum oficial da Brigada ir para a imprensa falar que “foi preciso ação enérgica contra os desordeiros”, “vamos abrir inquérito policial militar”.
Eles não vão aceitar as explicações, vão botar a boca, vão pedir a cabeça de comandantes, a FIFA vai se meter…
A solução? O que fazer? Simples! Acabem com este delírio farônico de Copa do Mundo no Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *