Bom Dia! Sexta, 2 de março 2012

FORD E BEIRA-RIO

Sabe o que é Casa da Mãe Joana, né?
É o lugar em que cada um faz o que quer e bem entende, onde a desordem e a esculhambação é liberada.
Asssim: o sujeito chega na Casa da Mãe Joana, come e bebe sem pagar, depois ordena que a melhor mulher venha lhe fazer carinho no sovaco soado e pra encerrar faz cocô num cantinho. E ninguém fala nada.
Qualquer um que aparece se sente o dono da Casa.
Para ser um moderninho do século passado poderia usar a expressão “laissez faire, laissez aller, laissez passer”; ou seja, “deixai fazer, deixai ir, deixai passar”. Entendeu?
Certo?
Certo um escambau!!

Na década de 90 fui um dos milhares – milhões? – de viventes no RS que queria o fígado do então governador Olívio Dutra, que dispensou uma fábrica da Ford, que seria instalada em Guaíba. Não só a Ford, mas um grande número de outras indústrias que iriam fornecer para a multinacional. Acreditava que o Governo gaúcho tinha que oferecer tudo o que queriam.
Hoje, mudei. Um pouco. Essas indústrias sem pátria fazem verdadeiros leilões entre os Estados para saber quem oferece mais. Ganham áreas imensas, isenções por décadas, incentivos e financiamentos oficiais. Quer dizer, se instalam com a tecnologia, apenas – “apenas” é um exagero, mas é isso mesmo. Só com a tecnologia e a penetração (opa!!) no mercado mundial.
Na verdade, esses caras chegam num Bananão, como classificam o Brasil, e querem uma Casa da Mãe Joana. Muitos podem dizer: Mas eles trazem desenvolvimento para a região!! Tudo bem, mas desenvolvimento para quem? A Prefeitura de Gravataí, por exemplo, adiora a GM, tanto é que é disputada até na Justiça pelos politiqueiros
Quem mais? Alguns empresários, que montam negócios para atuarem como satélites dos donos do campinho.

Quer saber de uma coisa?
OD fez muito bem em mandar a Ford chupar um carpim sujo!!

 Não tinha a menor vontade de escrever sobre isso, porque sei que vou levar porrada de montão.
Mas tinha que relacionar o Caso Ford com o Caso Beira-Rio/Andrade Gutierrez. Não presto a atenção nesse “debate” sobre a reforma do estádio do Inter. Só sei que essa empresa, monstruosa, tem obras por todos os continentes e se mete em tudo que dá muito dinheiro. Mas jamais construiu ou administrou um estádio. Não entendia e não entendo a razão de não começar logo a tal da reforma.
Aí o leitor pode perguntar:
– Como não entende? Emburreceu, de vez?
Caiu a ficha quando o nosso governador Tarso Fernando disse que o Banrisul não iria financiar a obra sem garantias, como eles queriam.
Bah!!
CLARO, A ANDRADE GUTIERREZ NÃO QUERIA E NÃO QUER COLOCAR UM REAL FURADO NESSA REFORMA DO BEIRA-RIO!!
COMO FAZEM OS GRANDES GRUPOS, MONSTRUOSOS,  INTERNACIONAIS, “APÁTRIDAS”!!

A Andrade Gutierrez é a nossa Ford do século 21!!
O verão me tornou novamente ingênuo.

Olha, aposto: Se a nossa presidentE Dilma não der porrada na mesa e ameaçar esses caras essa obra não sai!! E não tem Copa em Porto Alegre. Vamos ficar chupando dedo!!
Também não sai na maravilhosa Arena gremista, porque não tem infra no entorno.

Como diria o Sérgio Jockyman:
PENSEM NISSO, ENQUANTO EU LHES DIGO ATÉ SEGUNDA!!
(mas, calma, hoje tem mais postagens)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *