Miolo é destaque no concurso Best Buy na Sial em Xangai
O vinho branco Cuvée Giuseppe Chardonnay da Miolo Wine Group foi destacado no “Best Buy” (melhor compra) ocorrido durante a feira Sial, em Xangai, realizada neste mês. A tradicional competição internacional, dirigida a importadores e compradores, premia os vinhos que apresentam a melhor relação qualidade/preço.
“O reconhecimento do Cuvée Giuseppe mostra que os consumidores chineses estão valorizando os vinhos top elaborados no Brasil”, afirma a gerente de Relações Internacionais, Morgana Miolo. O vinho é feito a partir de várias parcelas de Chardonnay da Miolo no Vale dos Vinhedos e envelhecido em barricas de carvalho.
A Miolo expôs seus vinhos na Sial em estande organizado pelo Ministério da Agricultura com diversos produtos brasileiros. Os vinhos nacionais foram degustados na Feira por uma série de personalidades, dentre os quais o crítico de vinhos francês Michel Bettane, que escreve artigos para publicações como Le Monde, Decanter e The World of Fine Wine.. Bettane fez uma menção especial ao Lote 43. “Trata-se de um vinho muito bem equilibrado e com bom nariz. Verdadeiramente um bom vinho”, disse.
Para celebrar a abertura da Feira e a presença de empresários brasileiros em Xangai, o consulado do Brasil no na China realizou em 8/5 um evento no sofisticado restaurante Roosevelt para 200 pessoas. Um dos vinhos servidos no encontro foi o Lote 43 da Miolo.
A Miolo ingressou no mercado chinês há cerca de dois anos. Em 2011, ano em que a Miolo abriu duas lojas próprias de vinho em Xangai em parceria com o importador local, o país respondeu por 14% das exportações totais da vinícola, de 320 mil garrafas. De acordo com o documento divulgado pela Vinexpo, o consumo de vinhos dobrou na China entre 2005 e 2009, chegando a 1,156 bilhões de garrafas. Apesar de ser o país mais populoso do mundo, o consumo per capita ainda é pequeno – apenas um litro por ano, o que configura um grande potencial de crescimento.
—–
A “Cidade mais italiana do Brasil” estreia no Dia do Vinho
Que tal a ideia de uma caminhada pelas pacatas ruas de um conjunto histórico de 48 edificações erguidas pelos imigrantes italianos no século 19 e hoje preservadas como patrimônio nacional, para terminar em uma vinícola, ao encontro de um bom cálice de vinho? Pois é assim, original, que Antônio Prado estreia com força no Dia do Vinho – em sua 3ª edição, de 25 de maio a 3 de junho.
O turismo histórico desfrutado na tranquilíssima estrutura urbana revela-se o grande atrativo da cidade de pouco mais de 12 mil habitantes. Em paralelo, com três grandes vinícolas, além das de pequeno porte e familiares, a indústria da uva e do vinho responde por 12% da economia local. A maior parte da produção se distribui pelas áreas da Grande Porto Alegre, Vale do Taquari, Missões, a própria Serra e, fora dos limites do Rio Grande do Sul, por Santa Catarina, São Paulo e arredores.
“A participação no Dia do Vinho abre a possibilidade de se inserir o município no cenário vitivinícola, mostrando a qualidade dos vinhos locais, e também propicia uma visibilidade turística, que pode gerar maior visitação, renda e trabalho”, avalia a secretária municipal de Turismo e Comércio, Dirce Brambatti Guzzo.
O grande destaque na programação, além dos descontos de até 30% no varejo das vinícolas, para o consumidor final, e das vantagens na rede hoteleira, está reservado para a Adega Casa do Imperador. Nas noites de 25 de maio e 1o de junho serão realizados jantares com cursos de degustação. E em breve as ações envolvendo o brinde coletivo serão divulgadas. “Esperamos um retorno com aumento o número de turistas no município e nas vinícolas locais”, projeta Dirce.
Sobre o Dia do Vinho
O Dia do Vinho, data que consta do calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul é resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores, fomentado pelo Ministério do Turismo. A realização da 3ª edição é do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares – Região Uva e Vinho (SHRBS), em parceria com as Secretarias de Turismo dos municípios envolvidos, Conventions Bureau de Bento Gonçalves e Caxias do Sul, Sindivinho, Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha e da Phoenix Eventos, além de entidades parceiras.
—–
Promoções exclusivas para o Dia do Vinho
A Perini lança, nesta semana, sua programação alusiva ao Dia do Vinho, que chega em 2012 na terceira edição – de 25 de maio a 3 de junho, movimentando Serra e Campanha Gaúchas, além de Porto Alegre. A vinícola com sede em Farroupilha, na Serra, aposta forte nas promoções em seu varejo – sempre uma grande pedida para o cliente final.
Em paralelo, também levará um estande de produtos, entre vinhos, espumantes e sucos, para a 9a Feira de Vinhos, Sucos e Espumantes, de 30 de maio a 3 de junho, na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. “Trata-se de uma iniciativa que valoriza a cultura do vinho como um todo, mas principalmente a local. Do ponto de vista sazonal, é uma data estratégica, pois lembra ao consumidor da boa escolha que é o vinho, com a chegada do inverno.”, afirma o gerente de marketing da empresa Pablo Perini.
Na loja, todo mix de produtos, exceto linha Perini, estará com desconto de até 18%, durante o período do evento. Ao mesmo tempo também será possível fazer degustação sem custo adicional. “A variedade é grande, mas o espumante Moscatel Casa Perini, por exemplo, fica uma verdadeira barbada nessas condições”, opina Pablo.
Além disso, os clientes que visitarem o varejo [foto em anexo], no Vale Trentino, ainda poderão participar de um concurso cultural via Facebook (regulamento abaixo), concorrendo a kits da vinícola. Desta forma, a empresa também se integrará a um dos eventos mais emblemáticos na comemoração do Dia do Vinho, no Rio Grande do Sul, o Brinde Coletivo.
—–
Participação de vinícolas gaúchas na The London International Wine Fair
O Governo do RS, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), apoia vinícolas gaúchas que participarão da The London International Wine Fair, uma das maiores feiras do setor. O evento ocorre entre 22 e 24 de maio no Excel London Exhibition Center, na capital inglesa.
Nove empresas do Estado estarão no estande coletivo coordenado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), por meio do Programa Wines of Brazil. São elas: Basso, Casa Valduga, Salton, Miolo, Pizzato, Abegê, Boscato, Dunamis e Don Guerino.
“A participação de nossas vinícolas na Wine Fair representa uma grande oportunidade para a prospecção de novos negócios”, avaliou a coordenadora da Área Internacional da SDPI, Mariela Klee.
De acordo com a dirigente, o Governo gaúcho tem incentivado a participação das empresas em feiras, por acreditar que a exposição dos empreendedores fortalece a cadeia produtiva, abre caminhos para qualificar ainda mais os produtos e amplia mercados. Mariela também ressaltou a importância do alinhamento do evento com o plano de desenvolvimento do Estado. “O setor vitivinícola, por exemplo, é qualificado como prioritário dentro da Política Industrial do RS”, ressaltou.
No estande coletivo, cada vinícola terá um balcão vitrine onde poderá apresentar seus produtos e oferecer degustação ao público. Também, haverá área destinada ao atendimento e ao fechamento de negócios.
Estarão representados na ocasião 35 países que apresentarão mais de 20 mil vinhos e espumantes. A expectativa de visitação é de cerca de 15 mil pessoas. Além dos produtores, também participarão importadores, atacadistas, comerciantes de vinho, gerentes de restaurantes, enólogos, sommeliers e varejistas.