Futuro do vinho de mesa é tema de seminário
A viabilidade econômica dos vinhos de uvas americanas estará em debate nesta quinta-feira (28), a partir das 9h, no Salão Paroquial de Forqueta, em Caxias do Sul (RS). O evento faz parte da Festa do Vinho Novo 2012, uma festa gastronômica, que abre no próximo sábado (30) e segue até 15 de julho, sempre às sextas, sábados e domingos, com shows e desfiles temáticos. Uvas americanas ou híbridas – como Bordô, Niágara e Isabel – são aquelas destinadas à produção de vinhos de mesa ou suco. Elas somam cerca de 80% da produção brasileira de uva.
O diretor-executivo do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), Carlos Raimundo Paviani, abre o evento, falando sobre o panorama atual da vitivinicultura nacional. Conforme ele, durante o encontro serão discutidos aspectos importantes para manutenção do trabalho dos pequenos produtores gaúchos e brasileiros e também novas políticas para a valorização dos vinhos de mesa elaborados com uvas americanas. A importância das cantinas rurais será debatido logo após a explanação de Paviani pelo engenheiro agrônomo Luiz Rizzon. O presidente da Fecovinho e da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Oscar Ló, e Renato Damian, da Associação Proghoeste, farão um relato de suas experiências associativas.
No início da tarde, a produção dos vinhos de mesa será tratada em painel reunindo Nilton DeBen (Ministério do Desenvolvimento Agrário), Fernanda Mari Zattera (Revinsul – Rede de Vinícolas de Caxias), Olir Schiavenin (Comissão Interestadual da Uva), Evandro Lovatel (CIC – Centro da Indústria e Comércio). O moderador será Mauro Cirne, da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste (Aeane).
Segundo o presidente da Festa do Vinho Novo, Felipe Slomp Giron, é importante que se abra um espaço na celebração para definir os novos rumos do setor e discutir também questões tributárias. “O vinho de mesa deve ter um tratamento diferenciado no que diz respeito à tributação e acredito que seja extremamente importante debatermos sobre isso. Ele faz parte de nossa cultura e é responsável por boa parte do desenvolvimento econômico na região”, afirma.
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Vinícola Aurora inova
Os vinhos Sangue de Boi e Country Wine, tradicionais marcas populares da Vinícola Aurora, ganham novidades em suas embalagens.
Além de chegarem ao mercado em garrafa de novo formato, mais elegante, os Sangue de Boi e Country Wine passam a ter um novo sistema de fechamento, o screw-cap (rosca), mais prático e moderno, seguindo a tendência internacional.
Com o screw-cap, o vinho pode ser aberto e fechado com mais facilidade, sem comprometer a qualidade do produto.
Além da nova garrafa, o Sangue de Boi continuará disponível nas outras embalagens em linha: garrafão de 4 litros com alça de vidro e bag in box de 3 litros.
Sangue de Boi é apresentado nas versões Tinto Suave e Tinto Seco.
O vinho Country Wine, que está no mercado em cinco versões – Tinto Seco, Tinto Suave, Branco Seco, Branco Suave e Rosé Suave – é comercializado exclusivamente em garrafas.
Para informar o consumidor da mudança no fechamento, os produtos terão um contra rótulo que explica o novo fechamento e suas vantagens.
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Ibravin e Abrasel estreitam relação
entre gastronomia e os vinhos brasileiros
O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) estão cada vez mais próximos. Na sexta e no sábado (dias 22 e 23), os dirigentes da Abrasel, 45 donos de restaurantes de todo o Brasil, conheceram e degustaram produtos de cinco vinícolas: Casa Valduga, Dal Pizzol, Don Guerino, Perini e Miolo. O jantar de encerramento do Projeto Imagem realizado nas vinícolas da Serra Gaúcha pelo Ibravin ocorreu no Hotel e Spa do Vinho Caudalie, em Bento Gonçalves (RS). “Foi um sucesso. O interesse pelos rótulos do Brasil é cada vez maior, especialmente nos restaurantes que estão se preparando para a Copa do Mundo e as Olimpíadas”, ressaltou o gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini.
Na semana passada, de 19 a 21, 23 vinícolas brasileiras participaram do Encontro da Abrasel em Gramado. Participaram as seguintes empresas: Antônio Dias, Aurora, Camponogara, Casa Valduga, Dal Pizzol Don Guerino, Din Giovanni, Dunamis, Jolimont, Larentis, Luiz Argenta, Miolo, Nova Aliança, Pericó, Perini, Peterlongo, Pizzato, Routhier & Derricarrère, Salton, Santa Augusta, Vallontano e Villa Francioni. O sommelier contratado pelo Ibravin, Arlindo Menoncin, promoveu diversas palestras sobre os vinhos brasileiros. O evento, que reuniu 1.500 participantes, colocou em pauta questões políticas, como o repasse de gorjeta, mão de obra qualificada e trabalho eventual, presente na maioria dos países, especialmente na Europa e América do Norte. Já na noite de abertura, o tema girou em torno da capacidade de geração de empregos que o setor oferece, comparável somente ao setor de construção civil no país. “Temos a obrigação de apontar ferramentas de gestão e treinamento na arte de bem servir”, declarou a presidente da Abrasel RS, Fernanda Etchepare, explicando em seu discurso a importância de um setor que gera mais de um milhão de empregos no país.
Para o presidente executivo nacional da entidade, Paulo Solmucci, a gastronomia é um diferencial competitivo para o turismo de várias regiões do Brasil. Mas, segundo ele, só poderá crescer mais quando o próprio segmento der importância a qualidade no atendimento que, de acordo com ele, vai melhorar se os jovens da classe média trabalharem no setor e aplicarem seus conhecimentos. “Temos que trazer esse tema a roda de discussão”, frisou.
A Abrasel também tem sido parceira do Ibravin na realização este ano do Circuito Brasileiro de Degustação, que no primeiro semestre do ano chegou a Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Em setembro, o Circuito será realizado em Porto Alegre (13/09), São Paulo (17/09), Recife (19/09) e Fortaleza (20/09). “Graças ao apoio da Abrasel tivemos a presença em peso de donos de restaurantes e de profissionais da gastronomia nos circuitos promovidos no Rio, Curitiba e BH”, observou Bertolini.
O presidente do Conselho de Administração Nacional da Abrasel, Pedro Hoffmann, disse que a entidade e o Ibravin trabalham em um projeto para capacitar profissionais de bares e restaurantes das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2012 no Brasil. A proposta agora será apresentada ao Sebrae. Se aprovada, a parceria permitirá que garçons e sommeliers dos principais bares e restaurantes do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Manaus e Cuiabá sejam treinados com foco nos vinhos brasileiros. “Com esta união vamos atender ainda melhor os nossos clientes, tanto os turistas como os próprios brasileiros”, disse Hoffmann. “O turista que vier ao Brasil vai procurar preferencialmente a culinária e as bebidas daqui. Por isso precisamos estar bem preparados”, afirmou.
No próximo ano, Ibravin e Abrasel pretendem promover uma promoção inédita no evento Brasil Sabor, que valoriza a culinária brasileira. “A proposta é dar um vinho brasileiro a cada cliente que comprar no restaurante um rótulo verde-amarelo durante os 30 dias de realização do Brasil Sabor”, revelou o gerente de Marketing do Ibravin. “A qualidade do vinho brasileiro é percebida por todos que degustam nossos rótulos. Esta promoção incentiva os consumidores a conhecerem mais os vinhos brasileiros”, completou.