Vinhos e Afins – 23/7/2012

Programa Primeira Exportação
terá 14 vinícolas este ano

O Programa Primeira Exportação (PPE), que procura capacitar as vinícolas para iniciar a exportação de seus rótulos, terá a participação de 14 empresas este ano, quatro a mais do que 2011. O lançamento do PPE realizado pelo projeto Wines of Brasil, uma parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), ocorreu na semana passada, em Bento Gonçalves. Das 14 vinícolas participantes, oito são de Santa Catarina, cinco do Rio Grande do Sul e uma do Paraná.
Com maioria catarinense, o PPE terá um lançamento em Santa Catarina nos próximos dias. “O time do vinho brasileiro ganha força no exterior com a maior participação de vinícolas de outros estados além do Rio Grande do Sul”, afirma a subgerente do Wines of Brasil, Ana Paula Kleinowski. As empresas confirmadas para o PPE 2012 são Abreu Garcia (SC), Boscato (RS), Campestre (RS), Dezem (PR), Dal Pizzol (RS), Hiragami (SC), Laurentia (RS), Kranz (SC), Peterlongo (RS), Sanjo (SC), Santo Emilio (SC), Suzin (SC), Villaggio Grando (SC), Villa Francioni (SC). Ana Paula informa que ainda há duas vagas disponíveis para as empresas interessadas.

Resultados
No ano passado, das 10 vinícolas que participaram do PPE, duas efetivaram a primeira exportação – Basso e Don Giovanni. Outras três empresas fizeram contatos promissores para a primeira venda ao exterior.
Entre as empresas que ainda não exportaram, a Adega Cavalleri decidiu entrar no Projeto Tradings, passando a ser representada nas ações de exportação do Wijes of Brasil pela Suriana Trade Masters. A Cooperativa Vinícola Garibaldi contratou uma profissional para atuar exclusivamente nas atividades de exportação e importação da empresa.
A Don Guerino iniciou negociação com o maior importador de vinhos dos Estados Unidos, a Southern Wine and Spirits, e realizou a sua primeira exportação indireta durante o PPE. A Dunamis participou pela primeira vez como expositora em uma feira internacional de vinhos, a London Wine Fair, e contratou uma profissional de vendas com atuação também na aérea de exportação. A Vinícola Campos de Cima participou ativamente das consultorias e contratou um profissional de vendas para o mercado interno e externo.
Durante o PPE de 2011, que contou com a participação de 10 empresas (Basso, Campos de Cima, Cavalleri, Don Giovanni, Don Guerino, Dunamis, Galiotto, Garibaldi, Piagentini e Santo Emílio), compreendeu três etapas de capacitação. A primeira fase incluiu a realização de um diagnóstico para a exportação. Depois, é elaborado um Plano de Exportação, que, por fim, é posto em prática, sempre com o assessoramento dos consultores do PPE.
Cada vinícola recebeu, em média, cinco visitas de consultoria in company, fora o diagnóstico que é utilizado pelo Projeto Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) da Apex-Brasil. No total, foram dadas mais de 250 horas de consultoria nas próprias vinícolas. Além disso, ocorreram cerca de 30 horas de treinamentos e oficinas para realização de Projeto Imagem, sobre tendências de mercado, formação de preços, planejamento estratégico, degustações culturais e missões técnicas, entre outras atividades.
“Notamos que as empresas receberam ferramentas que melhoraram seu desempenho não só no mercado externo como também no interno”, comenta Ana Paula. “Além da necessidade de planejar e de estabelecer uma estratégia, foi iniciada a cultura exportadora dentro de cada empresa do PPE”, acrescenta. Com isso, a participação das empresas nas ações de mercado do Wines of Brasil aumentou, deixando as empresas mais próximas de realizarem negócios.

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