Sei muito bem o que é fazer uma revista. Ainda não me meti a ser dono de um projeto desses, mas ajudei o Julio Ribeiro a colocar na rua, há 12 anos, a Press – hoje, Press Advertising. É uma briga a cada edição. É difícil, por exemplo, algumas pessoas entenderem o que é propaganda e o que é conteúdo editorial. Mas esse é só um problema. Ou melhor, tudo é probolema quando alguém se mete nisso.
Muito mais fácil é fazer jornais. Tanto que já fiz oito, segmentados ou alternativos. Tenho prazer nisso e, sério, jamais tive prejuízo. Na pior das hipóteses empatava.
—
Ontem conversei com um desses heróis que se atreve a fazer uma revista.
É o jornalista Itamar Pelizzaro. O peitudo estará distribuindo durante a Expointer o Guia das Máquinas.
Conta o Itamar:
Cheguei ao cúmulo de fazer o auto-relise abaixo… Não é narcismo, mas uma tentativa de ser visto pelas agências de publicidade. Mas também pode ser decorrente da doideira de fazer uma revista sozinho, vendendo anúncio, escrevendo matéria, editando páginas, desenhando capa… E ainda tem de bater perna pra distribuir esse trem.
—
Vi a qualidade do trabalho dele na edição do ano passado.
Olha a capa:
—
Itamar, nas tuas caminhadas pela Expointer, procura o Ruy Gessinger, um cara sensacional, pecuarista – está lá com seus animais – e certamente vai te dar uma boa mão. Pelo menos vai te apresentar um monte de gente.
Ele publicou no ruygessinger.blogspot.com.br várias dicas sobre a Expointer. Lá pelas tantas escreveu:
Visite a Casa do Ile, bem defronte ao galpão dos ovinos e nos dê a honra de sua visita. Lá teremos bonés, chapéus, camisetas para vender, tudo com a logo Ile de France.
Taí a dica, Itamar.
—
PLZ lança Guia das Máquinas na Expointer
O jornalista Itamar Pelizzaro, proprietário da PLZ Editora e Comunicação, lança nesta Expointer mais uma edição especial da revista Guia das Máquinas. A publicação terá distribuição gratuita de 5.000 exemplares, dirigida a produtores rurais, empresas e instituições. Pelizzaro coordenou o conteúdo editorial, enquanto Pedro Dreher se encarregou do planejamento gráfico e da arte. Outros 10 jornalistas colaboraram com a produção de conteúdo da revista, que circula desde 2011.
O tema principal desta edição são as inovações e os lançamentos de máquinas e implementos agrícolas. Estarão nas mãos dos leitores matérias especiais sobre o uso de sistemas automatizados de irrigação, pelo qual o produtor pode controlar tudo à distância por meio de smartphones e tablets, e sobre a utilização de conceitos futurísticos em tratores de alta potência. A revista também traz novidades nos segmentos de plantio, colheita, pulverização e de soluções para a agricultura de precisão. Outro item inovador abordado é o lançamento de tanques de leite construídos a partir de conceitos ecológicos.
A revista também contempla artigos da bióloga Claudia Toniazzo, que atua na Embrapa Trigo, de Passo Fundo, do professor e pesquisador Elmar Luiz Floss e do economista Hercilio Matos, consultor do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers) e ex-coordenador nacional do programa Mais Alimentos. Pelizzaro ainda produziu reportagem sobre a Agrobrasília, a feira de agronegócios que mais cresce no Cerrado brasileiro, e sobre os 90 anos da Imasa, empresa pioneira na fabricação de plantadeiras para o sistema de plantio direto.
Itamar Pelizzaro tem 19 anos de experiência em publicações impressas. Teve passagens pelos jornais NH e Zero Hora, onde permaneceu por mais de 10 anos, além de atuar na área de comunicação corporativa, com passagens por CL-A Comunicações (São Paulo) e Stora Enso. Mantém a PLZ Comunicação desde 2006 e, em 2012, abriu a PLZ Editora, para focar somente em publicações. Em 2013, a PLZ Editora planeja expandir os negócios para outras feiras do país.
A bonita capa desse ano está aí:
—
Boa sorte, Itamar Pelizzaro!!