FORTUNATI PODE VENCER
NO PRIMEIRO TURNO
(aí também estaríamos livres de outra campanha)
Está na Zero Hora de hoje, sábado:
Pesquisa mostra o atual prefeito
com 45% das intenções de voto,
seguido de Manuela D’Ávila, 28%,
e Adão Villaverde, 10%
A segunda pesquisa Ibope realizada em Porto Alegre desde o início oficial da campanha eleitoral mostra o prefeito e candidato à reeleição, José Fortunati (PDT), à frente na disputa, com 45% das intenções de voto.
Se a eleição do dia 7 de outubro fosse hoje, Fortunati teria 17 pontos percentuais a mais que a segunda colocada, Manuela D’Ávila (PC do B), que aparece com 28%. Adão Villaverde (PT) está em terceiro, com 10%.
Fortunati apresenta melhores índices entre as mulheres (47%), eleitores de 40 a 49 anos (49%) e acima de 50 anos (50%), com ensinos Médio (48%) e Superior (47%) e renda familiar acima de cinco salários mínimos (49%). Manuela obtém melhor desempenho entre os eleitores de 16 a 24 anos (46%).
De acordo com o levantamento, a candidata do PC do B é a que apresenta a maior rejeição (20%), seguida de Villaverde (19%). Os maiores percentuais de rejeição de Manuela estão entre as mulheres (22%), eleitores acima de 40 anos (23%), com curso superior (24%) e renda familiar acima de cinco salários mínimos (28%).
Em relação aos votos válidos (quando são descontados do cálculo os votos em branco e nulo), Fortunati aparece na pesquisa com 52%, Manuela 32% e Villa, 11%. Se a eleição fosse nos dias da realização da pesquisa, não haveria segundo turno, pois Fortunati ultrapassou os 50% dos votos válidos.
Na simulação de um segundo turno, Fortunati tem 53%, 22 pontos percentuais a mais que a candidata do PC do B. Nessa simulação, o atual prefeito obteve o melhor percentual entre os eleitores com mais de 50 anos e renda familiar acima cinco salários (58%).