Bom Dia!! Quarta, 3 de outubro de 2012

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
SOBRE A VENDA DA IPANEMA FM

Tem gente muito engraçada.
Não admitem que o previdi.com.br publique toda semana informações exclusivas. Ficam enlouquecidos. Ao invés de irem atrás de notícias novas publicam apenas releases. E tentam desmentir o que é publicado aqui.
Ontem repetiu-se a mesma “melódica”.
Depois que publiquei as negociações entre a RBS e a Band, envolvendo a Ipanema FM, os espertos, acostumados apenas a publicar informações oficiais, entraram em contato – bah, que esperteza!! – com a assessoria de imprensa da Band em São Paulo. Claro que negaram “de forma categórica” a venda. Hahahaha!!!! E mentiram ao dizer que os “dirigentes gaúchos” do Grupo Band também negaram as negociações. Reitero que o diretor-geral da Band no RS, Leonardo Meneghetti, não fala sobre o assunto.

Como não sou indelicado, não vou me referir aos adjetivos usados para esse tipo de jornalismo que essa gente faz. Não vou entrar nessa.

Bastaria ler o que está no post de ontem – Bom Dia!! Terça, 2 de outubro de 2012.
Tudo que está escrito leva a se acreditar que as negociações entre a RBS e a Band existem – ou existiram. No e-mail que recebi, dando detalhes, a venda da Ipanema está sacramentada. Mas a gente sabe que não é um processo simples. Uma pessoa com algum senso sabe que este tipo de transação é demorado e envolve muita “coisa”.
Sobre o contato que fizeram com a assessoria de imprensa da Band, os espertos poderiam ter lido isso:
Mais uma: por contrato, só a RBS pode falar sobre isso e fazer o anúncio. Por isso o silêncio banderantino. 

Outra coisinha:
“A rádio Ipanema FM, no ar há quase 30 anos, sofrerá mudanças em breve.”
Coitados. A Ipanema já sofreu mudanças há tempos. Se tivessem lido o post com atenção saberiam que lá estão apenas 4 funcionários. O grande Alemão Vitor Hugo leva a Ipanema nas costas e acreditem:
Independente do que acontecer ele sempre terá lugar no Grupo Band.

Olha, pode ser que a negociação dê para trás e não saia mais a venda. Pode, claro. Mas reitero que até ontem estava tudo certo. A Ipanema pode se transformar na Farroupilha FM e a dupla Zambiasi/Gugu se torna quase imbatível.

Bem, vamos ao que interessa.
Ontem, conversei com vários amigos que entendem do mercado de comunicação, muito mais do que eu.
Lembram que há uns anos a RBS comprou uma rádio em São Paulo? E que a Globo foi pra cima e vetou a entrada do Grupo em SP? Pois é, não nos lembramos do que aconteceu com essa emissora.
Venderam? Está em stand-by? Boas perguntas, né?
Será que essa emissora poderia entrar numa negociação com a Band?
Elucubrações, apenas.

Todos sabem que existe uma estreita relação entre Johnny Saad, presidente do Grupo Bandeirantes, e os dirigentes da Universal. Há muitos anos a igreja compra espaços diários nas emissoras.
Todos sabem que a Universal não está nem aí para a Guaíba (AM e FM) e para o Correio do Povo.
Imaginou?
A Band vende a Ipanema e compra os dois canais da Guaíba?
Guaíba Esporte AM/FM?
Lembre que a Band paga uma grana preta para alugar o canal em que está a Esporte FM, o que, por enquanto, a torna inviável.
Mais elucubrações, certo?

É certo que a Ipanema FM, como foi concebida, não emplaca 2013.
Vendida ou não para a RBS.
Mas…

Mais uma: é grande a tristeza do pessoal que trabalha nas emissoras e no jornal (Metro) da Band. Tristeza, mesmo. Não apenas deles, mas de quem a ajudou a criar, como o Nilton Fernando.
Falei ontem com vários e todos acreditam na venda.

Tenho uma certeza: a Ipanema FM vai terminar – pelo menos como está no ar.
Há consenso de que não há o menor futuro para uma rádio com o “estilo jovem” – na verdade, tendo um público que já ultrapassou os 40 anos.

É só aguardar.

13 comentários em “Bom Dia!! Quarta, 3 de outubro de 2012”

  1. Prévidi,

    Outra coisa que ninguém fala é a potência do transmissor da Ipanema que é de 90 KW, ou seja, o mais potente dessas bandas, superior até mesmo ao da Gaúcha, que é de 70 KW.

    A Ipanema é um filé como transmissora.

    Além do Vitor Hugo tem um sangue novo lá que é dos bons, se chama Matheus Schuch. O cara também integra a equipe da Band News e da Band FM.

    É do ramo, tem talento.

    Abraço!

    Lauro

  2. Previdi, a Band tem um acordo operacional com o Grupo BEL, de Belo Horizonte, da família carneiro, este sim paga uma grana preta pelo arrendamento da 90.3 e mais 6 outras emisoras no Brasil. A de BH é deles. Neste acordo a Band entra com o conteúdo. Quem banca toda essa empreitada é uma negociação de Naming Rights com o Bradesco. Mesmo tipo de negociação que o grupo possuía anteriormente com a Oi.

  3. Lauro, apenas uma correção, não existe transmissor fm de 90 kw, no máximo 35. E o transmissor da Ipanema parece que tem 10, conforme o site da Anatel. Outra coisa é a potência efetiva irradiada, que pode passar de 90, mas a potência da Ipanema não chega nem perto disso. Vá para o litoral norte e comprove: enquanto as FMS da RBS podem ser sintonizadas até Arroio do Sal, a Ipanema pega bem apenas até Osório. Na verdade a Ipanema 94,9 está encurralada no dial, pois tem a 94,7 de Torres, a 95,1 em Lajeado e a 95,3 em Gramado.

  4. A rádio da RBS em SP foi vendida para a Disney, que colocou no ar a Disney FM (rede de rádios voltada para o público adolescente, com afiliadas em toda a América Latina – incluindo Montevideo, Buenos Aires e outras cidades importantes – e que promove os artistas norte-americanos vinculados a empresa do Mickey Mouse, como Justin Bieber, Demi Lovato e outras porcarias…)… Aliás, a Disney também adquiriu o controle da famosa rádio Eldorado de SP, que transformou na Rádio ESPN…

  5. Prévidi,

    Bom dia ou boa tarde. Tudo bem? I hope so.
    No que tange ao excelente trabalho e divulgação de bastidores, só tenho uma frase para registrar. Parafraseando o falecido Ibrahim Sued, abre aspas e dois pontos:
    “Parabéns. E continue sempre nos trazendo informações de primeira qualidade”.
    Atenciosamente,

    Paulo McCoy Lava
    (Jornalista de automobilismo)

  6. O Anônimo cometeu um equívoco. A Disney não adquiriu o controle da antiga Rádio Eldorado AM de São Paulo. O que há, isso sim, é uma parceria entre Grupo Estado e ESPN Brasil, por isso mesmo a emissora se chama Rádio Estadão/ESPN.

  7. Quando a Ipanema "encharcou" a sua programação com Rap e Hip-Hop, deixei de ser ouvinte e busquei outras opções. Nunca mais voltei a ouvir a Ipanema, e nem sei como anda hoje a programação da rádio. Lá atrás eles me deixaram órfão de rádio, e não só eu como tantos outros, não toleraram o "maria-vai-com-as-outras" da Ipanema e jamais voltarão a ouvir a Ipanema. Tinham um público cativo e exigente, mas jogaram tudo fora quando deram a guinada dos "mano e das mina" … Tão pagando o preço !

    1. concordo contigo, peguei essa época… era o que a galera queria ouvir, diziam…só black music…e tem outra que me fez largar… um arroto largado no ar pelo sei claudio cunha e tinta minutos de comerciais às 6h da manhã quando eu ia para o trabalho… nunca mais ouvi…já hoje são insuportaveis as franguinhas na locução, miando….

  8. Também deixei de ouvir a Ipanema quando eles se encheram de rap, hip hop e reggae. Pra mim, tá morta há muito tempo

  9. Na boa, a Ipanema foi rádio antes dos anos 2000. Depois só lomba abaixo! Uma pena!
    O problema é que na FM tá sobrando pouca opção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *