ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
SOBRE A VENDA DA IPANEMA FM
Tem gente muito engraçada.
Não admitem que o previdi.com.br publique toda semana informações exclusivas. Ficam enlouquecidos. Ao invés de irem atrás de notícias novas publicam apenas releases. E tentam desmentir o que é publicado aqui.
Ontem repetiu-se a mesma “melódica”.
Depois que publiquei as negociações entre a RBS e a Band, envolvendo a Ipanema FM, os espertos, acostumados apenas a publicar informações oficiais, entraram em contato – bah, que esperteza!! – com a assessoria de imprensa da Band em São Paulo. Claro que negaram “de forma categórica” a venda. Hahahaha!!!! E mentiram ao dizer que os “dirigentes gaúchos” do Grupo Band também negaram as negociações. Reitero que o diretor-geral da Band no RS, Leonardo Meneghetti, não fala sobre o assunto.
—
Como não sou indelicado, não vou me referir aos adjetivos usados para esse tipo de jornalismo que essa gente faz. Não vou entrar nessa.
—
Bastaria ler o que está no post de ontem – Bom Dia!! Terça, 2 de outubro de 2012.
Tudo que está escrito leva a se acreditar que as negociações entre a RBS e a Band existem – ou existiram. No e-mail que recebi, dando detalhes, a venda da Ipanema está sacramentada. Mas a gente sabe que não é um processo simples. Uma pessoa com algum senso sabe que este tipo de transação é demorado e envolve muita “coisa”.
Sobre o contato que fizeram com a assessoria de imprensa da Band, os espertos poderiam ter lido isso:
Mais uma: por contrato, só a RBS pode falar sobre isso e fazer o anúncio. Por isso o silêncio banderantino.
—
Outra coisinha:
“A rádio Ipanema FM, no ar há quase 30 anos, sofrerá mudanças em breve.”
Coitados. A Ipanema já sofreu mudanças há tempos. Se tivessem lido o post com atenção saberiam que lá estão apenas 4 funcionários. O grande Alemão Vitor Hugo leva a Ipanema nas costas e acreditem:
Independente do que acontecer ele sempre terá lugar no Grupo Band.
—
Olha, pode ser que a negociação dê para trás e não saia mais a venda. Pode, claro. Mas reitero que até ontem estava tudo certo. A Ipanema pode se transformar na Farroupilha FM e a dupla Zambiasi/Gugu se torna quase imbatível.
—
Bem, vamos ao que interessa.
Ontem, conversei com vários amigos que entendem do mercado de comunicação, muito mais do que eu.
Lembram que há uns anos a RBS comprou uma rádio em São Paulo? E que a Globo foi pra cima e vetou a entrada do Grupo em SP? Pois é, não nos lembramos do que aconteceu com essa emissora.
Venderam? Está em stand-by? Boas perguntas, né?
Será que essa emissora poderia entrar numa negociação com a Band?
Elucubrações, apenas.
—
Todos sabem que existe uma estreita relação entre Johnny Saad, presidente do Grupo Bandeirantes, e os dirigentes da Universal. Há muitos anos a igreja compra espaços diários nas emissoras.
Todos sabem que a Universal não está nem aí para a Guaíba (AM e FM) e para o Correio do Povo.
Imaginou?
A Band vende a Ipanema e compra os dois canais da Guaíba?
Guaíba Esporte AM/FM?
Lembre que a Band paga uma grana preta para alugar o canal em que está a Esporte FM, o que, por enquanto, a torna inviável.
Mais elucubrações, certo?
—
É certo que a Ipanema FM, como foi concebida, não emplaca 2013.
Vendida ou não para a RBS.
Mas…
—
Mais uma: é grande a tristeza do pessoal que trabalha nas emissoras e no jornal (Metro) da Band. Tristeza, mesmo. Não apenas deles, mas de quem a ajudou a criar, como o Nilton Fernando.
Falei ontem com vários e todos acreditam na venda.
—
Tenho uma certeza: a Ipanema FM vai terminar – pelo menos como está no ar.
Há consenso de que não há o menor futuro para uma rádio com o “estilo jovem” – na verdade, tendo um público que já ultrapassou os 40 anos.
—
É só aguardar.
Prévidi,
Outra coisa que ninguém fala é a potência do transmissor da Ipanema que é de 90 KW, ou seja, o mais potente dessas bandas, superior até mesmo ao da Gaúcha, que é de 70 KW.
A Ipanema é um filé como transmissora.
Além do Vitor Hugo tem um sangue novo lá que é dos bons, se chama Matheus Schuch. O cara também integra a equipe da Band News e da Band FM.
É do ramo, tem talento.
Abraço!
Lauro
com a saída da jovem pan porto alegre poderia pegar a frequência da Ipanema
a Ipanema poderia pegar a jovem pan que saiu de porto alegre.
É lamentável o descaso do Grupo Record com o Correio e a Guaíba. Tomara sejam vendidos para haver concorrência no mercado.
Luiz Antonio Soares
http://www.luizantonio.com.br
Previdi, a Band tem um acordo operacional com o Grupo BEL, de Belo Horizonte, da família carneiro, este sim paga uma grana preta pelo arrendamento da 90.3 e mais 6 outras emisoras no Brasil. A de BH é deles. Neste acordo a Band entra com o conteúdo. Quem banca toda essa empreitada é uma negociação de Naming Rights com o Bradesco. Mesmo tipo de negociação que o grupo possuía anteriormente com a Oi.
Lauro, apenas uma correção, não existe transmissor fm de 90 kw, no máximo 35. E o transmissor da Ipanema parece que tem 10, conforme o site da Anatel. Outra coisa é a potência efetiva irradiada, que pode passar de 90, mas a potência da Ipanema não chega nem perto disso. Vá para o litoral norte e comprove: enquanto as FMS da RBS podem ser sintonizadas até Arroio do Sal, a Ipanema pega bem apenas até Osório. Na verdade a Ipanema 94,9 está encurralada no dial, pois tem a 94,7 de Torres, a 95,1 em Lajeado e a 95,3 em Gramado.
A rádio da RBS em SP foi vendida para a Disney, que colocou no ar a Disney FM (rede de rádios voltada para o público adolescente, com afiliadas em toda a América Latina – incluindo Montevideo, Buenos Aires e outras cidades importantes – e que promove os artistas norte-americanos vinculados a empresa do Mickey Mouse, como Justin Bieber, Demi Lovato e outras porcarias…)… Aliás, a Disney também adquiriu o controle da famosa rádio Eldorado de SP, que transformou na Rádio ESPN…
Prévidi,
Bom dia ou boa tarde. Tudo bem? I hope so.
No que tange ao excelente trabalho e divulgação de bastidores, só tenho uma frase para registrar. Parafraseando o falecido Ibrahim Sued, abre aspas e dois pontos:
“Parabéns. E continue sempre nos trazendo informações de primeira qualidade”.
Atenciosamente,
Paulo McCoy Lava
(Jornalista de automobilismo)
O Anônimo cometeu um equívoco. A Disney não adquiriu o controle da antiga Rádio Eldorado AM de São Paulo. O que há, isso sim, é uma parceria entre Grupo Estado e ESPN Brasil, por isso mesmo a emissora se chama Rádio Estadão/ESPN.
Quando a Ipanema "encharcou" a sua programação com Rap e Hip-Hop, deixei de ser ouvinte e busquei outras opções. Nunca mais voltei a ouvir a Ipanema, e nem sei como anda hoje a programação da rádio. Lá atrás eles me deixaram órfão de rádio, e não só eu como tantos outros, não toleraram o "maria-vai-com-as-outras" da Ipanema e jamais voltarão a ouvir a Ipanema. Tinham um público cativo e exigente, mas jogaram tudo fora quando deram a guinada dos "mano e das mina" … Tão pagando o preço !
concordo contigo, peguei essa época… era o que a galera queria ouvir, diziam…só black music…e tem outra que me fez largar… um arroto largado no ar pelo sei claudio cunha e tinta minutos de comerciais às 6h da manhã quando eu ia para o trabalho… nunca mais ouvi…já hoje são insuportaveis as franguinhas na locução, miando….
Também deixei de ouvir a Ipanema quando eles se encheram de rap, hip hop e reggae. Pra mim, tá morta há muito tempo
Na boa, a Ipanema foi rádio antes dos anos 2000. Depois só lomba abaixo! Uma pena!
O problema é que na FM tá sobrando pouca opção.