Segunda, 26 de novembro de 2012 – parte 3

TARSO FERNANDO DECIDE
DEMITIR O DIRETOR DO DAER,
FOGAÇA THORMANN.
DEU A LÓGICA.
MOTIVOS ABAIXO

PT E PSB NUMA BOA?
ALGUÉM AINDA ACREDITA NISSO??!!

Desde o tempo do Governo Olívio Dutra que a coisa funciona de uma maneira simples.
O governador nomeia secretários de partidos aliados, tudo bem.
Mas todos na volta são do PT. O secretário não dá um pum sem os petistas saberem.
Foi assim com dona Dilma, então no PDT, quando ela era secretária de Minas e Energia do Olívio Dutra.
Calino Pacheco, ex-pedetista, era seu chefe de gabinete.

Agora, no Governo Tarso Fernando, Beto Albuquerque ocupou a poderosa Secretaria de Infraestrutura. Por dois motivos: conhece a área e aceitou trabalhar cercado por homens da confiança do PT.
Ficou lá quase dois anos até que encheu o saco. Não aguentava mais – e tornou público isso – o diretor-geral do DAER, José Francisco Fogaça Thormann, homem da inteira confiança do PT.

Aí até caberia a pergunta: Por que Tarso Fernando aceitou a indicação do PSB, o desconhecido Caleb de Oliveira, para o lugar de Beto Albuquerque? Não precisa ser um “cientista político” para dizer que a forma continua a mesma: o novo secretário continua cercado de petistas competentes. E ponto.

Aí hoje veio o troco.
Leio na Zero Hora, matéria de Carlos Rollsing:
Diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) desde 28 de setembro de 2011, o arquiteto José Francisco Thormann viajou este ano à Suíça com todas as despesas pagas por uma subcontratada que presta serviço em obra rodoviária do Estado. A viagem à Suíça surgiu a partir de uma troca de e-mails, datada de 16 de maio, entre o diretor do Daer e a gerente da empresa Geobrugg AG no Brasil, sediada no Rio.
Desenvolvedora de tecnologias de contenção de desabamentos, a Geobrugg foi subcontratada pela construtora que venceu a licitação para executar as obras – em andamento – de contenção de encostas na Rota do Sol, que liga a Serra ao Litoral Norte. O Daer, hoje sob o comando de Thormann, foi o licitante e o contratante da obra de R$ 14,6 milhões.
A correspondência eletrônica da Geobrugg fez referência ao “intuito de dar continuidade à parceria técnica que estamos desenvolvendo no projeto Rota do Sol” e, logo depois, emendou o convite para que Thormann viajasse à Suíça entre os dias 18 e 21 de junho com todas as despesas pagas, incluindo passagens, alimentação e hospedagem. No decorrer de quatro dias, ele participaria de testes contra queda de rochas e visitaria a fábrica da empresa.
O diretor respondeu no mesmo dia. Agradeceu por um jantar que havia sido oferecido antes, manifestou aceitação à viagem e convidou a Geobrugg para ser parceira do 16º Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor), que será realizado no Estado em 2013.
A empresa ainda ofereceu a alteração do roteiro caso Thormann optasse por passar em outras cidades ou estender a estada no velho continente. As passagens confirmam que o diretor-geral do Daer ainda passou por Lisboa, onde participou de outro evento, depois de ir à Suíça. Ele se ausentou entre os dias 17 e 27 de junho.
(…)
Na semana passada, Thormann teve o seu nome citado em meio à polêmica saída do ex-secretário de Infraestrutura Beto Albuquerque. Um dia após deixar o cargo, Beto disse à imprensa que tinha “confiança zero” no diretor do Daer.
Paralelamente às atividades do Daer, José Francisco Thormann é procurador de uma empresa de consultoria financeira, com autorização para efetivar transações junto a instituições vinculadas ao Executivo.
Embora negue que esteja atuando como procurador desde que entrou no Daer, a procuração, que se encontra no 4º Tabelionato de Notas de Porto Alegre, está ativa e lhe confere amplos poderes em nome da Globalmeta Participações e Administração Ltda. O Estatuto do Servidor do RS proíbe esse tipo de atuação.
Com sede em Porto Alegre, a empresa, conforme a 2ª alteração do contrato social, presta consultoria financeira e atua em investimentos imobiliários, planejamento estratégico, marketing e recursos humanos. O objetivo social também prevê participações no capital ou no lucro de sociedades nacionais ou estrangeiras.
A procuração em vigência autoriza Thormann a praticar diversos atos pertinentes à gestão empresarial. Permite a ele representar a Globalmeta junto ao Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banrisul, Junta Comercial e Detran.

Matéria completa:
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/politica/noticia/2012/11/diretor-do-daer-teve-viagem-a-suica-paga-por-empresa-subcontratada-para-obra-na-rota-do-sol-3962849.html

Aí está José Francisco Fogaça Thormann.
É parente do José Alberto Fogaça?

2 comentários em “Segunda, 26 de novembro de 2012 – parte 3”

  1. Sou funcionário do DAER e conheço há muitos anos este órgão em diversas estâncias. Não sou filiado a nenhum partido, antes disso, sou funcionário do estado e trabalho para o Rio Grande do Sul, independentemente de qualquer partido que esteja no poder. Fato é que este diretor saiu por ter sido o melhor diretor que o DAER já teve. Levou os órgão de controle para dentro do DAER e o DAER para dentro dos órgãos de controle, TCE por exemplo. Os engenheiros do DAER estavam respaldados quando fiscalizavam uma obra, tinham autoridade para dizer o que estava errado e não assinavam medições que não estavam em conformidade com a obra. Em fim, a politicagem e parte da imprensa brasileira tendenciosa e corrupta, que já elegeu presidente e também derrubou, novamente, esta colocando as suas manguinhas de fora. Este cara saiu porque era bom, falo de cadeira. Algumas empreiteiras (quase todas "gatinhas") estavam indignadas com o grau de controle sobre as obras, estavam querendo trabalhar em outros estados como afirmou o presidente do CICEPOT em palestra no laboratório do DAER neste ano. Que entre outro com o mesmo desejo de moralizar e de reestrutura o DAER, e que consiga, se deixarem né

  2. Em um programa, o ancora pergunta, deque serve o DAER? Este homem no mínimo não sabe nada. Se olharmos o mapa das rodovias pavimentadas no Rio Grande do Sul, grande parte, inclusive as BR foram pavimentadas pelo DAER. Hoje o Rio Grande do Sul é o estado com o maio índice de estradas pavimentadas do país graças ao DAER seu jornalistazinho corrupto de merda. Deu pau no DAER como todos os funcionários fossem corruptos. Fique sabendo que entre os orçamentos da CORSAN, CEEE e DAER o menor é o do DAER, e olha o quanto custa manter uma estrada. Dos funcionários do estado o que menos ganha é o do DAER, vai perguntar o que ganha um engenheiro da CORSAN e da CEEE, ou quanto ganha qualquer outro funcionário destes órgãos em comparação ao DAER. Os funcionários às vezes, mesmo com o pouco que ganham, tiram dinheiro do próprio bolso para arrumar caminhões, máquinas etc.… só para o serviço não parar. Há muito tempo querem acabar com o DAER, há quanto tempo não compram máquinas novas, as mais novas tem 30 anos. Quando alguém ver algum funcionário do DAER o cumprimente, porque este merece todo o respeito por fazer milagres nas condições que trabalha e que ganha, e duvido outro órgão que um funcionário vista mais a camiseta que o funcionário do DAER. Depois vem esse cara perguntar do que serve o DEAR?

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