8ª Seleção de Vinhos de Farroupilha
Os vinhos e espumantes elaborados a partir das uvas moscatéis foram os astros da 8ª Seleção de Vinhos de Farroupilha. A grande estrela foi o vinho Moscato – já engarrafado na marca Monte Paschoal Virtus, que recebeu a distinção Moscatel Premium, premiação máxima do concurso. A empresa contabilizou ainda dez medalhas de Ouro, cinco de Prata e uma de Bronze. “Mostramos o alto nível de qualidade e de competitividade de produtos cuidadosamente elaborado pela Vinícola Basso”, comemora o diretor comercial da empresa, Fabiano Basso.
A seleção reuniu 163 amostras, concorrendo em 13 categorias nas quais foram avaliados vinhos finos e de mesa, espumantes, frisantes e sucos de uva. Ao todo, 37 degustadores foram responsáveis pela escolha dos melhores, premiando 57 produtos. Desse total, 17 foram da Vinícola Basso, o que corresponde a 30% das medalhas do concurso. “O concurso é uma vitrine da produção vitivinícola de Farroupilha, mostrando o que a região produz de melhor”, acrescenta Fabiano.
—
Localizada em Farroupilha, a empresa elabora atualmente os vinhos finos da marca Monte Paschoal, uma referência de qualidade em espumantes, vinhos finos e frisantes. Além do Moscatel, a linha ainda oferece os espumantes Moscatel Rosé, Brut, Prosecco, Brut Rosé e Demi-Sec. Afora o mercado nacional, a vinícola exporta seus produtos para o Canadá, a Inglaterra, a Noruega, a Espanha e os Estados Unidos.
—
As premiações:
Moscatel Premium
Moscato a granel Tanque 91
OURO
Vinho Branco Fino Seco Moscatel Tranquilo (engarrafado ou a granel)
Moscato a granel Tanque 84
Moscato a granel Tanque 91
Vinho Frisante Moscatel
Frisante Rosé Suave Monte Paschoal
Espumante Brut Charmat
Brut Rosé Monte Paschoal
Vinho Branco Fino Seco (a exceção de moscatéis)
Chardonnay Monte Paschoal Dedicato 2012
Suco de Uva
Tinto Integral Del Grano, Garrafa 1l
Tinto Integral Del Grano, Garrafa 1,5l
Vinho Tinto de Mesa Seco
Del Grano
Bordô Del Grano
Vinho Tinto de Mesa Suave
Del Grano
PRATA
Espumante Moscatel
Espumante Moscatel Branco Monte Paschoal
Vinho Frisante Moscatel
Frisante Branco Suave Monte Paschoal
Vinho Tinto Fino Seco
Cabernet Sauvignon Monte Paschoal Dedicato 2011
Merlot Monte Paschoal Virtus 2011
Vinho Rosado Fino Seco
Merlot Rosé Monte Paschoal Virtus
BRONZE
Vinho Branco de Mesa Suave
Del Grano
—–
Inglaterra premia três vinhos da Aurora
O tradicional concurso The International Wine and Spirit Competition, realizado em Londres, premiou com medalhas de bronze três vinhos da Vinícola Aurora: os espumantes Aurora Brut Chardonnay e Aurora Moscatel e o tinto Aurora Reserva Merlot 2011.
O International Wine and Spirit Competition, um dos mais importantes do mundo, nesta edição 2013 avaliou mais de 7 mil vinhos, com um júri formado por 300 especialistas de 30 países.
A Aurora é a vinícola brasileira mais premiada em concursos internacionais e está presente em mais de 20 países, entre eles o Reino Unido. O espumante Aurora Moscatel acaba de receber destaque na Revista Decanter, a maior publicação especializada em vinhos do mundo, com 90 pontos de nota.
A Aurora é líder no mercado brasileiro em vinhos finos, suco de uva integral e coolers.
—–
Vinícola Campos de Cima
O ano está encerrando cheio de bons motivos para a Vinícola Campos de Cima comemorar. A empresa de Itaqui, na Campanha Gaúcha, consolida-se cada vez mais no mercado vitivinícola e estima um crescimento de 40% nas vendas de 2013 em relação ao ano passado. Um dos principais responsáveis por esse sucesso é o premiadíssimo Espumante Brut, que recentemente conquistou a Grande Medalha de Ouro no Concurso do Espumante Brasileiro, realizado em Garibaldi.
Para se ter uma ideia da importância deste rótulo para a empresa, de janeiro a outubro deste ano, a Campos de Cima já contabiliza crescimento de 60% na venda do produto em relação ao mesmo período de 2012. Até dezembro, o índice deve passar dos 80%. Uma das razões para esta elevação é o reconhecimento que o rótulo vem adquirindo a cada concurso nacional ou internacional. Desde que foi elaborado, há três anos, o Espumante Brut conquista prêmios anualmente. Entre os destaques, além da última condecoração em Garibaldi, estão as medalhas de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas – Brasil.
“Os prêmios comprovam a consistência na produção de qualidade da Campos de Cima, e muitos consumidores nossos buscam essa regularidade na qualidade”, destaca o diretor de marketing da vinícola, Pedro Candelária. A procura pelo rótulo é tanta que já há lista de pedidos para eventos que só acontecerão em 2014, como casamentos em Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. Também há pedidos de pousada na Bahia, além de festas privadas, para as festas de Ano Novo.
—
“Por ser um produto tão especial, elaborado por um processo cujo objetivo é agregar o máximo de qualidade ao espumante tão típico da região da Campanha Gaúcha, e também do Brasil, é um vinho ideal para ser apreciado em momentos especiais como casamentos, aniversários, Natal e Ano Novo”, ressalta Candelária. Apesar de ter tanta qualidade agregada, a filosofia da empresa é a de que o vinho também seja um produto ao alcance da maioria das pessoas. “Não é por acaso que no ano passado nosso Espumante Brut foi considerado por vários críticos como a melhor relação custo/benefício do Brasil, comparando até mesmo com Champagnes e outros espumantes internacionais”, sublinha o executivo.
—
Características:
O Espumante Brut Campos de Cima chama a atenção por sua cor dourada e a sua perlage delicada e abundante, além da estrutura e do corpo em boca, comparado com espumantes de outras regiões. Tem os aromas fortes de um Chardonnay de clima quente: fruta tropical, abacaxi, e fortes aromas e sabores panificados e de biscoito. É um espumante bastante exótico e típico da região da Campanha Gaúcha, equilibrado e de grande qualidade, pois é elaborado pelo método tradicional, passando um mínimo de 24 meses em contato com as leveduras. “Nosso trabalho no vinhedo é super-rigoroso, fruto de uma experiência de dez anos fazendo um raleio bastante forte e uma seleção bem rigorosa das uvas que serão vinificadas. Somos uma vinícola boutique e todos os nossos processos são feitos com essa filosofia de boutique de vinhos, tentando elaborar rótulos especiais e únicos, que reflitam o que é a nossa região e o nosso terroir”, explica Candelária.
—
O ótimo desempenho de seu espumante fez com que a Campos de Cima criasse no ano passado o rótulo Extra Brut, que segue o mesmo caminho do irmão mais velho, já levando para a Campanha Gaúcha Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas – Brasil