EU ACREDITO!!
NO JORNALISMO TELEVISIVO,
MERCHANDISING DA INDÚSTRIA DA “SAÚDE”
Não tenho mais dúvida disso.
No popular, as grandes indústrias da “beleza” e da “saúde” botam dinheiro nas grandes redes de TV para que profissionais das emissoras condenem a mínima exposição das pessoas ao sol. Tudo por apenas um motivo: VENDER PROTETOR SOLAR!!
Faturam bilhões de reais por ano no Brasil para que as pessoas se emplastem de protetor, sem o menor critério. E não custa nada dar umas migalhas para apresentadores, repórteres, produtores, etc., via departamentos comerciais.
E, claro, “profissionais” de outras áreas contribuem para este “trabalho” de convencimento dos brasileiros. E não é de hoje. Há anos que isto vem sendo feito. E há anos que bato na mesma tecla.
—
Antes do verão assisti médicos – acredito que num Globo Repórter – falando da importância do sol para as pessoas. Especialmente pela fixação da vitamina D ao organismo. Evidente que por breves períodos de exposição, de manhã e a tarde.
Bah, no dia seguinte “repórteres” e “apresentadores” trataram de destruir o que os médicos afirmaram. Tipo “o sol é o maior inimigo do Homem”. E até hoje não sossegaram. Outro dia, na semana passada, escutei, pasmado, um casalzinho de apresentadores falando sobre o uso de protetor solar. Ele disse que passa duas vezes ao dia em todo o corpo, mesmo que sempre esteja de terno.
Hahahahaha!!!
No final de semana vi uma mocinhas, num programa de “saúde”, falando, pela milésima vez, sobre a importância do uso CONTÍNUO do “filtro solar”.
—
QUERIA SABER SE AS TVS, QUE PAGAM SALÁRIOS DE FOME, OFERECEM PROTETOR SOLAR PARA REPÓRTERES, CINEGRAFISTAS E TODA A EQUIPE
QUE TRABALHA NAS RUAS, O DIA TODO.
—
Quem ganha dois, três salários mínimos por mês não consegue comprar estes protetores. Talvez nos camelôs, que conseguem vender com preços menores.
Olha as barbadinhas no Google, porque no comércio os preços são bem maiores. A média de cada tubinho é de 50 reais.
—
Já ouvi inúmeros dermatologistas responsáveis afirmarem que a proteção pode se dar das formas mais variadas, desde um simples chapéu. Mas, não. Para os “caixinhas” da TV só o protetor solar é que adianta.
—
Claro que sei que esta doença horrorosa, que me nego a escrever, de pele é perigosíssima. Tenho amigos e até uma prima que passaram por este drama e conseguiram sair numa boa.
Mas é uma irresponsabilidade o que fazem, contribuindo com esta vergonhosa campanha.
—
Sugestão: se empenhem em brigar para que os governos subsidiem o produto, já que consideram tão fundamental. Tipo “bolsa protetor solar”.
Não esqueçam de King of the Fish!!!
Falou e disse. Alertam pro Sol escaldante e mandam os jornalistas fazerem "ambiental do calor". Pra leptospirose, e mandam o jornalista meter o pé na água, nos alagamentos. Se tem incêndio, vão respirar a fumaça. Deslizamento de terra, vão pra dentro do buraco. Manifestação violenta nas ruas… Nem precisa completar, né?
Mas não dão nem protetor solar, nem segurança, e agora, ao que parece, até o plano de saúde estão minguando! Jornalista gaúcho que sobrevive deve ser tudo cria de Clark Kent.