TRÁFEGO CONGESTIONADO?
CAUSA: PURA INCOMPETÊNCIA
Glauco Fonseca
Segundo o Denatran, o país terminou o ano de 2012 com mais de 50,2 milhões de automóveis e 19,9 milhões de motos. Muitas pessoas dizem que o tráfego está insuportável porque aumentou em 138% o contingente de automóveis e veículos automotores em geral em apenas uma década, contra um aumento populacional de apenas 12,2%.Os números são bem dramáticos mesmo.
Os responsáveis pela mobilidade urbana nas cidades, portanto, há tempos andam descansados. Não planejaram, não pensaram, não tiveram visão e nada fizeram, mas se encostam descaradamente no aumento do número de automóveis nas ruas como único fenômeno responsável pela quase “imobilidade” urbana das grandes capitais brasileiras. No programa Polêmica, da Rádio Gaúcha nesta semana, um petista “entendido” disse que o problema não era de mobilidade urbana, mas sim de “mobilidade humana”. Uau! Quanta inteligência a serviço do ócio. Resultado que é bom? Silêncio nos estúdios!
A região da Grande Los Angeles, na Califórnia, possui “apenas” 6,5 milhões de automóveis, uma relação veículo/pessoa de 0,54%. Apenas na região metropolitana de UMA cidade americana há 13% do equivalente à frota brasileira. De novo: UMA região METROPOLITANA – Los Angeles – possui mais carros do que vários países do mundo. E lá se anda para cima e para baixo em freeways de cinco pistas, atravessa-se a cidade pelos quatro pontos cardeais em minutos. Tente fazer isto no Rio de Janeiro (e ainda por cima não ser assaltado numa de suas “linhas”).
A frota americana é de cerca de 250 milhões de veículos automotores. A do Japão de cerca de 75 milhões, igual, portanto, ao tamanho da frota brasileira. O Japão é um país de área de quase 378 mil km2. Há, portanto, 132 veículos por quilômetro quadrado. Apenas para comparação, a área do estado do Rio Grande do Sul é de 281 mil km2 e a frota de cerca de 5,5 milhões de veículos automotores, o que dá uma perto de 20 veículos por km2. Ou seja, com uma relação entre veículo e área 6 vezes menor, aqui se anda aos trancos e barrancos. No Japão, rapidinho e sem tranqueiras. E se fôssemos comparar veículos/área, no Brasil temos uma área 22 vezes a japonesa e apenas 8,8 veículos por quilômetro quadrado.
Andar de carro por Los Angeles ou por Tóquio é MUITO melhor, mais rápido, mais seguro e mais confortável do que andar por São Paulo ou Porto Alegre, mesmo com muito mais veículos circulando.
Qual a diferença? Será que o problema do Brasil é, DE FATO, o aumento da frota ou A TOTAL FALTA DE VISÃO, de estratégia e, acima de tudo, DE RESPONSABILIDADE das autoridades para com o trânsito e a mobilidade urbana?
A resposta óbvia é a segunda opção.
Os dados do setor são abundantes e não mentem.
Culpa de quem?
Gestão pública insuficiente, inconsequente, incompetente.
O resto é balela. Pode escolher o partido.